quinta-feira, 15 de julho de 2010

O Profissional de Enfermagem


"A Enfermagem ao longo dos anos vem sendo uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.” O profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais adscritos no código de ética da profissão.
O profissional de Enfermagem participa, como integrante da equipe multidisciplinar de saúde, das ações que visem a satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde.

O profissional de Enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos em todas as suas dimensões. Exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
São profissionais de Enfermagem:Enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Todos devidamente diplomados e que estejam com suas inscrições regularizadas.Tanto os profissionais quanto a sociedade em geral devem consultar o CÓDIGO DE ÉTICA, que ampara e também fiscaliza a atuação dos profissionais de Enfermagem.

Um comentário:

  1. Olá,

    Adorei as matérias postadas.
    Parabéns pela iniciativa.

    Abs,
    Charlene

    ResponderExcluir