sábado, 17 de julho de 2010

ENFERMAGEM: A EVOLUÇAO NA ARTE DO CUIDAR EM BUSCA DO SEU ESPAÇO NA SOCIEDADE.


ENFERMAGEM: A EVOLUÇAO NA ARTE DO CUIDAR EM BUSCA DO SEU ESPAÇO NA SOCIEDADE.
Partindo do princípio, onde a enfermagem é tida como arte e ciência do cuidar, podendo concluir que a enfermagem está intimamente ligada à vida humana desde a sua origem, podendo então relacioná-la à primeira mulher em que se tem referência: Eva, a esposa de Adão, pois inicialmente o cuidado era realizado de modo instintivo, a mãe que cuida do filho, posteriormente, pelas mulheres que permaneciam nas tribos cuidando das crianças, velhos e doentes, enquanto os homens saem em busca de alimentos, em outras épocas os cuidados eram feitos por sacerdotes, onde as práticas de saúde associavam-se à religião. Quando alguém era curado, sua cura estava relacionada com milagre, se morria era porque era indigno de viver. Nesta emaranhado chegamos á Era Moderna, onde as práticas de enfermagem confundiam-se muitas vezes com as práticas da medicina.
Florence Nighingale, (1820-1910), membro da elite social e econômica e amparada pelo poder político da época, era portadora de grande aptidão vocacional para tratar doentes. Convidada para trabalhar junto aos soldados feridos em combate na Guerra da Criméia (1854-1856) torna-se a precursora da Enfermagem Moderna.


Neste cenário, a enfermagem, ainda vive épocas em que é subordinada à medicina até chegar à sua autonomia profissional. No Brasil, a criação dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem conceituado como autarquias de fiscalização profissional e vinculado ao Ministério do Trabalho ocorre com o sancionamento da Lei 5905, em 1973.
Em 25 de junho de 1986 é criada a Lei 7498, que dispõe sobre o exercício profissional da enfermagem e dá um grande passo para a consolidação da classe profissional no país.
É possível que algumas pessoas ao lerem esta matéria, possam perguntar: o que eu tenho a ver com isso? Eu respondo: Tudo. A partir destas informações, caro leitor e eleitor, gostaria que fizessem uma análise de como anda o serviço de enfermagem em nossa cidade, quantos profissionais de enfermagem temos em nossa cidade? Será que as autoridades locais e os administradores e proprietários das instituições de saúde de nossa cidade estão respeitando esta classe profissional?
Quando você fica doente e vai ao hospital, quem cuida de você? Quando seu filho nasce, quem o veste com sua primeira roupinha, seu primeiro banho, sua primeira vacina, o teste do pezinho…..? Aquelas injeções terríveis e dolorosas, quem aplica? Aquela ferida que você já fez de tudo e não cicatriza, quem cuida? Aquela informação que o médico te deu e você não entenderam, quem explica? Aquela dúvida que você tem, mas que teve vergonha de perguntar ao médico, quem te esclarece? Aquele medicamento que o médico prescreveu e você não sabem como tomar? Aquele medicamento que o médico prescreveu você tomou para curar uma coisa e sentiu outra quem te explica? Você já pensou nisso?
O Ministério da Saúde com a implantação do SUS e a criação da ESF (Estratégia da Saúde da Família) tem hoje, vários protocolos que dão ao enfermeiro a autonomia para exercer atividades que geram qualidade de atendimento à população, em sua cidade isto é respeitado? A você que é mulher, quem colhe seu exame de Papanicolau (o exame de prevenção do câncer de colo de útero) no bairro onde você mora? Existe consulta de enfermagem no seu posto de bairro? Quem faz seu Pré- natal?
Infelizmente falta muito para o enfermeiro ganhar sua autonomia em nossa cidade, parte pela falta de interesse de alguns poucos profissionais que olham apenas para seu próprio umbigo, parte por falta de conhecimento da população da importância desta classe profissional, parte por falta de interesse das autoridades locais, o que é uma pena, pois se não a mais linda, uma das mais lindas das profissões não pode ser deixada de lado.
Precisamos de enfermeiros e profissionais de enfermagem que queiram abraçar a causa da enfermagem e a causa política para que esta classe possa alcançar seu merecido espaço e fazer jus à qualidade da assistência à saúde do nosso povo. Precisamos de políticos que nos apóiem e nos dêem espaço para que possamos crescer enquanto classe profissional e exercermos de fato o nosso papel na sociedade. E então ENFERMEIROS estamos colaborando? a classe esta unida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário